A Black Friday está aí! Mas, você sabe como essa data surgiu?

BlackFridey i9 EAD 2021
Por: Caco de Paula

A Black Friday está aí! Mas, você sabe como essa data surgiu?

A Black Friday (do inglês Sexta-Feira Negra, tradução livre) é a data em que se inicia o período de compras para o Natal. É um período bastante aguardado tanto pelos consumidores, quanto pelos comerciantes. Muitas promoções são preparadas especialmente para esse dia/período, sejam elas para o comércio físico ou digital. O impacto dessa data é tão significante, que segundo uma pesquisa realizada pela E-Bit, em 2014 o comércio eletrônico registrou um aumento de 51% de vendas apenas nesse dia. E esta realidade vem aumentando ano após ano…
Mas, afinal de contas, como nasceu a Black Friday?
Embora, hoje, tenha a ver com promoções, descontos e grandes vantagens comerciais, o termo nasceu em um momento de crise. Foi mais especificamente no dia 24 de setembro de 1869, que devido a uma articulação no preço do ouro geradas por Jay Gould e James Fisk ocasionou um desastre na Bolsa de Valores dos EUA, com a intervenção do governo, aumentando a oferta de matéria prima, houve uma queda abrupta nos preços de uma série de produtos.
Já no século XX, mais precisamente na década de 1950, o governo norte americano oficializou a penúltima quarta-feira do ano como sendo o Dia de Ação de Graças. Sendo assim, com o intuito de atrair clientes, muitas lojas passaram a fazer ‘queimas de estoque’ na sexta-feira seguinte ao feriado, o que causava grandes aglomerações de consumidores nas ruas, consequentemente, congestionamentos e sujeira e o termo, novamente, passou a ser usada, desta vez, por agentes da segurança para se referirem ao caos gerado nesse dia.
Parece que então nasce a Black Friday como é hoje, certo? ERRADO!
Até meados dos anos 1980 o termo resumia-se apenas a Filadélfia e seus arredores, e, foi apenas na segunda metade da década de 1990 que o termo começou a se espalhar, para nos anos 2000 ganhar o mundo. À partir de 2001 a data passa a fazer parte do calendário oficial de eventos do comércio norte americano, transformando-se em uma tradição nacional.
E no Brasil?
No Brasil, a Black Friday acontece pela primeira vez no dia 28 de novembro de 2010, de forma completamente online. Em 2013 já era um sucesso absoluto, batendo seu recorde de faturamento até então: R$ 770 milhões apenas no comércio eletrônico!
Desde então, cada ano mais e mais comércios, virtuais e presenciais, preparam promoções e ofertas especiais para esse dia. Muitos consumidores guardam suas economias e programam-se para aproveitar as melhores promoções. Seja para trocar de smartfone ou realizar um sonho, essa é uma data aguardada por muitos.
E falando em Black Friday, você já viu as promoções que a i9 EAD preparou para esse novembro de 2021? Clique aqui e não perca essa oportunidade! Preços assim, só na Black Friday do ano que vem…
Boa Black Friday e boas compras! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.